Ata – 09 de fevereiro 2023

Prezados Amigos e Associados,


Segue abaixo a ata da reunião do Grupo Nacional de Trabalho de Saúde Suplementar da AIDA Brasil, realizada em 09.02.2023, em caráter híbrido, para respectiva ciência.

Lista de Presença:

Axima Sgorlon

Barbara B. Wiegand

Bruna Peretti

Bruna Vaz

Goldete Priszkulnik

Claudio Ribas

Cristiano Prates

Gabriel Schulman

Henrique Arbache

Lidiane Mazzoni

Maira Materagia Imperatriz

Milena Fratin

Nathalia Buozzo

Renan Araújo

SEÇÃO BRASILEIRA DA AIDA

GRUPO NACIONAL DE TRABALHO DE SAÚDE SUPLEMENTAR

ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA

DIA: 9.2.2023

INÍCIO: 10:00

TÉRMINO: 12:00

LOCAL: AIDA BRASIL – Associação Internacional do Direito de Seguro (via Zoom)

Resumo da reunião:

Em sua reunião inicial de 2023 o GRUPO NACIONAL DE TRABALHO DE SAÚDE SUPLEMENTAR da AIDA discutiu as mudanças recentes nas normativas da ANS. Ressaltou-se o Congresso AIDA em 30 e 31 de março de 2023, que contará com painel de Saúde Suplementar. Também houve agradecimento aos autores do Livro sobre o Rol da ANS e os Planos de Saúde, já encaminhado à editora, com lançamento previsto no Congresso.

Assuntos Diversos

No início da reunião, a Dra. Milena, Presidente saudou e agradeceu a presença de todos e deu abertura aos trabalhos e registrou ser o último evento do ano.

1. Análise de alterações normativas:

            Apresentou-se contexto de incorporações e fusões no setor, bem como suas repercussões no plano regulação da saúde suplementar, concentração de mercado. Em seguida, foi aberta o trabalho com as seguintes manifestações:

Lidiane: ANS realizou estudos para consolidar normativos. Foram revogadas muitas normas para ao final, contudo, manter o conteúdo sem alterações profundas.

Schulman: Destacou que essas mudanças acabam deixando um pouco menos visíveis mudanças extremamente relevantes como as alterações promovidas na Lei dos Planos de Saúde em 2022, em que foi acompanhado por Cristiano Prates.

Foram apontados exemplos de mudanças legislativas:

Antiga: 195

Vigente: 557

Antiga: 363

Vigente: 503

Antiga: 367

Vigente: 504

Antiga: 368

Vigente: 505

Antiga: 389

Vigente: 509

Goldete criticou a forma de Incorporação de Terapia Gênica estabelecida pela Lei nº 14.454/22.  Barbara Bowoniuk destacou que já há medidas judiciais determinando fornecimento dos novos tratamentos.

3. Congresso AIDA 30 e 31 de março de 2023 – Foz do Iguaçu/P – Relatora: Milena Fratin;

Milena destacou a Programação do Congresso e a programação. Reforçou-se a reunião do grupo de trabalho será realizada em conjunto com o GT de Mediação e Solução de Conflitos.

II – Próximas Reuniões

A próxima reunião ocorrerá em 2023:

16 Março – Pauta congresso

18 Abril – consultar Rogério

15 junho –

Julho – 3ª reunião conjunta em data a definir

17 Agosto – reunião

19 Outubro – reunião

07 de dezembro – reunião final e confraternização

O link, com as informações de acesso à plataforma Zoom, será oportunamente divulgado.  

Contamos com a presença de todos!

Milena Fratin

Presidente do GNT de Saúde Suplementar

Gabriel Schulman

Secretário do GNT de Saúde Suplementar

Deixe um comentário