No dia 23 de agosto, a Associação Internacional de Direito do Seguro (AIDA) organizou junto com a Escola Nacional de Seguros (ENS) e a (Associação Paulista de Técnicos de Seguro (APTS), na sede da ENS em São Paulo, o evento que abordou o tema “Conciliação e Mediação aplicadas ao seguro de automóvel”. O objetivo do encontro foi apresentar ao público que a mediação também é aplicada aos conflitos oriundos da apólice do seguro auto.
Os palestrantes foram: Juiz Jorge Tosta, que abordou os principais aspectos da conciliação e mediação. Vivien Lys, presidente do GNT de Solução de Conflitos da AIDA e o advogado Eduardo Damato, gerente jurídico da HDI Seguros, apresentaram a aplicabilidade da mediação no seguro automóvel e os benefícios de imagem e financeiros da inclusão da mediação nas apólices. O atuário, Pedro Antonio Franceschini, fez uma participação especial no evento para explicar o custo financeiro da inclusão da cláusula de mediação na apólice de seguro auto.
“A mediação é a melhor porta que existe para resolver inúmeros conflitos no âmbito do seguro, em especial no ramo de automóvel, que é a terceira maior carteira do setor. O Judiciário é outra das portas, mas, às vezes, a sentença favorável ao segurado e pode representar prejuízo ao mutualismo. Mesmo que pense estar ganhando, o segurado ainda pagará essa conta no preço do seguro”, explica Vivien.
O encerramento do evento foi realizado pela diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro, e o presidente da APTS, Osmar Bertacini e pelo presidente da AIDA, Inaldo Bezerra. Para Inaldo, “a AIDA procura estar sempre atenta aos temas de maior relevância e, por meio do grupo de trabalho de Conciliação e Mediação, em parceria com a APTS e a Escola Nacional de Seguros, realizou esse evento de peso. Gostaria de agradecer a todos que puderam comparecer e ajudar a engrandecer o evento. Fica também o convite para que conheçam a AIDA através do site www.aida.org.br e nos ajudem a disseminar a boa cultura do mercado segurador”.