A AIDA realiza o seu Congresso Mundial a cada quatro anos, organizado por um (ou mais) dos seus Capítulos Nacionais. Em 2018 o Congresso Mundial da AIDA será realizado no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.
A AIDA também participa de reuniões internacionais tais como conferências e simpósios, cooperando com os outros organismos envolvidos e emite periódicos de relatórios sobre as atividades da associação, incluindo atualizações sobre as Seções Nacionais e os Grupos Internacionais de Trabalho da entidade, além de contribuir para o desenvolvimento das legislações de seguros de todo o mundo.
Além disso, a AIDA tem interesse na formação de grupos de trabalho e alianças com instituições relevantes, incluindo instituições de ensino, com o objetivo de promover pesquisas e colaborarcom conhecimentos sobre legislação de seguros e assuntos afins, em nível internacional e nacional.
A AIDA é administrada por um Conselho Presidencial que define seu programa de trabalho em nível internacional.
O Conselho Presidencial é composto pelo presidente, presidentes honorários, até quatro Vice-Presidentes, presidentes dos grupos de trabalho e um máximo de 25 conselheiros.
Os membros do Conselho Presidencial são eleitos para um mandato de quatro anos, com exceção dos presidentes honorários. Geralmente, o presidente pode ser reeleito uma vez (duas vezes em circunstâncias excepcionais). O Conselho Presidencial é eleito pela Assembléia Geral, que se esforça para conseguir uma representação geográfica e linguística justa no Conselho. O Conselho Presidencial se reúne geralmente duas vezes por ano, sempre que possível. Suas reuniões são organizadas de forma a coincidir com as reuniões dos grupos de trabalho, muitas vezes em um colóquio ou evento acadêmico e científico organizado por uma Seção Nacional.
A AIDA é composta de Capítulos Nacionais – associações de direito de seguro que são membros da AIDA. A AIDA não tem membros individuais; aqueles que estão interessados no trabalho da AIDA são incentivados a aderir à Seção Nacional de seu respectivo país.
Há agrupamentos regionais da AIDA, tais como o CILA e a AIDA Europa, criados para facilitar o desenvolvimento das Seções locais e apoiar a sua constituição e aperfeiçoamento.
O Conselho Presidencial criou grupos internacionais de trabalho para efeitos de investigação em domínios específicos do direito do seguro e áreas afins.
Os grupos de trabalho estão ativos nas seguintes áreas do direito dos seguros: Acumulação de Créditos e sub-rogação; Responsabilidade Civil; Mudanças Climáticas; Defesa do Consumidor e Resolução de Litígios; Seguro de Crédito e Penhor; Distribuição de Seguros; Seguro Marítimo; Seguro de Automóvel; Novas tecnologias de prevenção e Seguros; Seguros de Vida e Pensões; Resseguro; e Supervisão de Seguros. Todos os grupos, seus trabalhos, composição e demais informações úteis poderão ser encontrados no site da AIDA (http://www.aida.org.uk).
As línguas oficiais da AIDA são inglês, francês, alemão, italiano e espanhol. No entanto, é permitido aos organizadores dos eventos a limitação do número de línguas oficiais utilizadas, quando necessário. As reuniões AIDA, colóquios, seminários, congressos e reuniões dos Grupos Internacionais de Trabalho são muitas vezes organizadas com as facilidades de tradução, justamente para permitir a participação em vários idiomas.