Notícias

Palestra da AIDA abordou Mediação online ADR e ODR

No último dia 21, a Associação Internacional de Direto de Seguros (AIDA) realizou uma palestra sobre “Mediação Online ADR – Alternative Dispute Resolution e ODR – On Line Dispute Resolution”. O encontro aconteceu no auditório do SindsegSP, em São Paulo. Foi colocado em debate o direito, a economia e a problemática da judicialização especificamente no Brasil.

A palestra, que teve a coordenação da Vivien Lys, presidente do Grupo Nacional de Solução de Conflitos da AIDA, contou com a apresentação de Luciano Timm, presidente da Senacon e Ana Rita Petraroli, vice-presidente do Grupo Internacional da AIDA, como debatedora. Inaldo Bezerra, presidente da AIDA Brasil, ficou responsável pela mediação do evento.

 “Apesar da arbitragem na área de consumo ainda ser reticente e as pessoas ficarem um pouco receosas pelo seu uso, o professor Luciano Timm, em sua palestra, disse que há anseios da sociedade para o crescimento, tanto da arbitragem como da mediação nessa área”, explica Vivien.

Para Luciano, na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) existe o desafio de coordenar todo o sistema de defesa do consumidor que envolve, além da própria Senacon, mais de 900 Procons, o Ministério Público do consumidor, Defensorias Públicas do Consumidor e afins. “É grande o desafio de coordenar essa política pública de defesa do consumidor e um dos principais projetos nesse primeiro ano é a dinamização da plataforma do consumidor.gov.br. Ano passado foram calculados 500 mil atendimentos pelo site e o índice de satisfação foi de 80%. Nós entendemos que essa plataforma, em vários mercados, assim como o de seguros, pode reduzir a judicialização sem precarizar a defesa do consumidor”, conclui Luciano Timm, presidente da Senacon.