I Seminário de Direito Securitário

I Seminário de Direito Securitário

[av_section min_height=” min_height_px=’50px’ padding=’small’ shadow=’shadow’ bottom_border=’no-border-styling’ id=” color=’alternate_color’ custom_bg=” src=’https://aida.org.br/wp-content/uploads/2015/05/ainda-top-bg-1030×193.png’ attachment=’1971′ attachment_size=’large’ attach=’scroll’ position=’center center’ repeat=’repeat’ video=” video_ratio=’16:9′ overlay_opacity=’0.5′ overlay_color=’#000000′ overlay_pattern='{{AVIA_BASE_URL}}images/background-images/linen-for-dark-background.png’ overlay_custom_pattern=”]
[av_heading heading=’Notícias’ tag=’h1′ style=’blockquote modern-quote’ size=’26’ subheading_active=” subheading_size=’15’ padding=’0′ color=’custom-color-heading’ custom_font=’#ffffff’][/av_heading]
[/av_section]

[av_heading heading=’I Seminário de Direito Securitário’ tag=’h3′ style=’blockquote classic-quote’ size=’28’ subheading_active=” subheading_size=’15’ padding=’20’ color=” custom_font=”][/av_heading]

[av_one_full first min_height=” vertical_alignment=” space=” custom_margin=” margin=’0px’ padding=’0px’ border=” border_color=” radius=’0px’ background_color=” src=” background_position=’top left’ background_repeat=’no-repeat’ animation=” mobile_display=”]

[av_textblock size=” font_color=” color=”]
Evento reuniu especialistas em Direito do Seguro para debater o tema na atualidade

A Seccional da OAB do Distrito Federal realizou, na última quarta-feira (21), o “I Seminário de Direito Securitário”. O evento reuniu especialistas em Direito do Seguro para debater o tema, além de por em perspectiva interesses dos seguradores e dos segurados. O evento foi resultado de uma parceria entre a Comissão de Direito Securitário e a Comissão do Advogado Iniciante, com apoio da Associação Internacional de Direito de Seguros (AIDA)

Juliano Costa Couto, presidente da Seccional, durante a abertura falou sobre a importância de trazer para a Ordem novas áreas de atuação do Direito. Costa Couto lembrou que antigamente o direito focava em três áreas principais: trabalhista, de família e penal. Porém, hoje em dia, ressaltou que o jovem advogado pode escolher a área que tem mais aptidão para seguir carreira na advocacia.

O presidente também falou sobre a necessidade de desenvolver trabalhos em áreas pouco exploradas como o Direito Securitário. “As pessoas deveriam ter ciência do grande mercado que ainda existe em relação aos mais variados contratos de seguros”, disse ao complementar que “o Direito Securitário é uma área na qual o Brasil ainda engatinha, o que demonstra o quanto eventos como este são importantes”.

A presidente da Comissão de Direito Securitário, Flávia Dias Amaral, enfatizou a necessidade de reconhecer a atividade do Direito Securitário em todas as suas características. “Uma indústria que gira em torno de 500 bilhões de reais em prêmios anuais exige um olhar mais vivo e atento da advocacia do Brasil”, disse a presidente, que também destacou a capacidade da Seccional do DF em suprir as necessidades deste nicho de mercado.

Severino Cajazeiras, conselheiro federal, também estava presente na cerimônia de abertura. Ao citar a necessidade de trazer para a OAB os advogados de todas as áreas, declarou ser testemunha da luta de Costa Couto por trazer para a Ordem as mais diferentes áreas de atuação. “A OAB é uma entidade de classe inclusiva. Ela agrega do mais simples estudante de direito ao mais sofisticado advogado”, declarou Cajazeiras.

Durante o Seminário foram abordadas diversas pautas do Direito Securitário. A primeira palestra da manhã foi realizada por Angélica Carlini, advogada especializada em Direito de Seguro, e abordou seguro de saúde. Logo em seguida foi a vez de Marcos Centin, diretor de riscos diretos da caixa de seguros, que falou sobre seguro de automóvel.

Também estiveram presentes no evento, a advogada Marilia Mesquita, conselheira da Seccional; o advogado Nadim Tannous, o ex-presidente da subsecção de Taguatinga; o advogado Antonio Amaral, ex-auditor da OAB/DF; a presidente da Comissão Securitária de Acordo de Santa Catarina, Vanessa Barcelos; o advogado Valdetário Monteiro, ex-diretor da OAB do Ceará e ex-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará; e os membros da Comissão de Direito Securitário, Gustavo Tourinho, Marinho Freires, Márcio Nadim, Rafael Lourenço, Yara Ireland, Juliana Amaral, Thais Maldonado.

Foto: Valter Zica – http://www.oabdf.org.br/noticias/i-seminario-de-direito-securitario/
[/av_textblock]

[/av_one_full]